terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

"A quem pertences?"

Agora que já nos conhecem, sabem quem somos e o que nos move, importa falar de quem nos acolheu e ajudou a tornar possível este projecto - a Cooperativa Transa, que celebrou este mês o seu 3º ano de vida.

O Centro Cultural e Regional de Vila Real
O escritório da Cooperativa (e também o nosso) é no edifício do Centro Cultural, que é também ele uma Cooperativa e que teve o seu início num Encontro de Jogos Populares. Está aqui sediado desde o início dos anos 80.
Para nós, estar aqui, é:
- poder usufruir deste edifício com tanta história (embora pouco saibamos sobre ela);
- partilhar o espaço com os alunos da Universidade Sénior, promovendo trocas de saberes e experiências;
- passear, brincar e sentir este jardim magnífico;
- contribuir para o objetivo comum a todos os que aqui estão: cuidar deste espaço.




O que é uma Cooperativa?
A Sofia explica muito bem aqui e também aqui o que é uma cooperativa e as vantagens de se trabalhar desta forma colaborativa.

Antes de pertencermos à Transa enquanto colaboradoras, não pensávamos muito nisto e no que seria trabalhar desta forma. Agora, e passados estes quase 6 meses, achamos que chegou a altura de falarmos do que é para nós uma cooperativa e trabalho cooperativo.
E para nós há muito mais que 6 razões para querermos continuar a trabalhar em Co-Work! ;)

Partilhar um escritório e trocar ideias que surgem no momento é potenciar tudo o que fazemos, tornando-o mais consistente e coerente. É unir sinergias para objetivos que são (ou se tornam) comuns. É poder recorrer a vários e diferentes "serviços", sem termos de os procurar (pois estão ali!).
É o caso da nossa imagem gráfica. É feita internamente, pela Sofia <3.

Trabalho em Parceria
Sempre gostamos de trabalhar em parceria e fizémo-lo por várias vezes em projetos anteriores. Mas agora, a palavra parceria ganhou outro peso e sentimos que cada vez mais nos faz sentido e que gostamos de trabalhar assim. Uma ideia que surge, cresce muito mais rápido e forte quando não estamos sozinhos.

Assim foi com a proposta que apresentamos para as férias da Páscoa. Havia uma ideia do que queríamos fazer, mas ao discuti-la com a Catarina Lima (cooperante da Transa), esta ideia ganhou forma e estrutura e muitas outras ideias surgiram. E vamos pô-las todas em prática de 26 de março a 6 de abril, no edifício do ActiveGym.


O mesmo aconteceu com os eventos "Ao Domingo no Jardim". Surgiram de conversas de escritório com a Sofia e estão a dar-nos imenso gozo a preparar! Mas sobre eles falaremos em breve.
Podem seguir como vai ser o primeiro - Chá de Primavera - aqui.

Em final de mês de aniversário da Cooperativa Transa, aqui ficam os nossos parabéns pelos 3 anos de dedicação. E um obrigada por nos deixarem fazer parte de tudo isto!
Nós queremos (e vamos) continuar a brincar por aqui!! ;)